Blog HUB55

A Europa no centro de uma colaboração pela inovação

Historicamente, o continente europeu sempre esteve envolvido de alguma forma nas principais inovações do mundo moderno. E hoje isso não é diferente. A questão é que esse trabalho tem sido cada vez mais feito em colaboração entre diversos países e iniciativas. E recebido investimentos não só da iniciativa privada, mas dos próprios governos.

O Eurostars e Horizon 2020 ou H2020, são programas que tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos de pesquisa e inovação que tragam algum benefício ou desenvolvimento para a sociedade.

O programa Eurostars destina-se exclusivamente a PME´s, oferecendo apoio financeiro através do governo de cada país participante. Essas empresas estabelecem uma parte específica de suas vendas ou FTEs (equivalentes de tempo integral) para pesquisa aplicada e desenvolvimento experimental.

Já o Horizon 2020 é um programa de financiamento da União Europeia para pesquisa e inovação. Essa iniciativa começou em 2014 com um orçamento de 80 bilhões de euros para investir até 2020. O H2020 apoia empresas vários campos de pesquisa e inovação através de financiamento, apoio à pesquisa internacional da UE e com a participação de países terceiros.

Os dois programas têm suas peculiaridades e requisitos próprios, mas ambas têm o objetivo de estimular a inovação, a tecnologia, novas pesquisas e a colaboração entre países e instituições. São parcerias tecnológicas voltadas para os mais diversos mercados, tanto nos países específicos como na União Europeia como um todo.

Essas iniciativas abrem oportunidades para empresas dos mais variados setores, sendo necessário a avaliação dos requisitos dentro de cada edital ou formulário de inscrição. Os editais são lançados de tempos em tempos, sendo importante estar atento para não perder a oportunidade de participar  e receber tais investimentos. Os valores também variam, e podem chegar até 100% do valor do investimento financiado.

Para o Horizon 2020, os editais são lançados no site do programa, e é preciso monitorar para não perder as oportunidades que surgem. Há inclusive oportunidades para empresas brasileiras que desejem participar e atuem no campo da inovação de equipamentos médicos. No programa Eurostar a inscrição acontece por meio de um formulário, que deve ser preenchido eletronicamente pelo site oficial.

O HUB55 sabe da importância de receber investimentos e contar com parcerias para o desenvolvimento no mercado europeu, e este é o nosso campo de excelência. É por isso que nossa equipe está pronta para auxiliar ou tirar qualquer dúvida sobre os programas de inovação Eurostar e Horizon 2020 ou para ajudar em qualquer outro projeto de desenvolvimento de novos mercados para a sua empresa. Fale com a gente e saiba mais!

 

Acesse os websites dos programas:

https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en

https://www.eurostars-eureka.eu/apply-funding