Negócios

Agências de desenvolvimento econômico disputam talentos, investimentos e turistas

Enquanto novas tecnologias aumentam a produtividade e diminuem o número de postos de trabalho, agências de desenvolvimento econômico têm o desafio de estimular a atividade econômica e a geração de empregos nas suas regiões. Nesse mês de junho, por exemplo, dezenas de agências disputam a atenção de investidores de todo o mundo, durante o no SelectUSA Investment Summit, na capital americana, Washington DC.

The SelectUSA Investment Summit is the highest-profile event dedicated to promoting foreign direct investment in the US.

Para atrair investimentos, os tradicionais pacotes de benefícios são oferecidos (com subsídios e isenções fiscais) para quem investir em infra-estrutura e gerar empregos. Os incentivos sem dúvida ajudam, mas, na prática, as regiões se tornam competitivas mesmo por outros motivos, tal como capital humano, acesso a fornecedores e cluster especializados. Essa é a nossa experiência tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, no estado de Connecticut, para quem temos trabalhado desde 2015 na atração de investimentos estrangeiros.

  • Connecticut, por estar ao lado de Nova York e Boston, oferece em um raio de poucos quilômetros acesso a grande mercado consumidor, fornecedores e serviços. Ali estão diversos clusters importantes, como de fintech, biotech, de healthcare e aeroespaço.
  • Amsterdam, na Holanda, onde temos uma operação mais recente, tem perfil parecido e atrai investimentos de ordem tecnológica, em busca de altos níveis de produtividade e mão de obra muito qualificada. Com o Brexit, estamos acompanhando uma debandada de empresas de tecnologia deixando o Reino Unido e optando por instalarem suas sedes europeias na capital holandesa. Apenas em 2018, 153 empresas internacionais se instalaram em Amsterdam, levando 7200 empregos.

Foreign investment into the Netherlands rose by 70.7% in 2018, as an increasing number of companies shift to the country amidst Brexit uncertainty.

  • No Brasil, São Paulo e Rio Grande do Sul, ambos estados com fortes agências de atração de investimento, atraem principalmente investimentos de setores industriais. São regiões que combinam salários mais baixos, mão de obra razoavelmente qualificada e acesso a mercados consumidores – elementos importantes para a produção em massa.
No alt text provided for this image

SE ESTABELECENDO NO EXTERIOR: COMO ESCOLHER O DESTINO CERTO PARA O SEU PROJETO?

Atração de investimentos é um projeto de médio e longo prazo, baseado em uma estratégia de posicionamento regional mais ampla, que inclui atração de turistas, estudantes, talentos, empreendedores/startups, bem como grandes projetos com grande impacto no desenvolvimento econômico da região. Para as empresas em busca de um novo destino (leia aqui o artigo “Escolhendo o destino certo para seu projeto internacional”) a decisão passa por diversos desses fatores, desde o incentivo oferecido pelo governo local até a qualidade de vida da região.