Eventos

Atualização tecnológica como chave para internacionalização

Internacionalização muito além da exportação: a adaptação e o desenvolvimento de produtos com tecnologias como blockchain e inteligência artificial impulsionam os negócios fora e dentro de seu país de origem.

 Atualização tecnológica - Internacionalização

  O diretor de Consultoria em Atualização Tecnológica do HUB55, que representa a Universidade de Yale no Brasil, Mauricio Costa, palestrou no evento Export Day 2018, promovido pela Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, na última quinta-feira, dia 26, em São Paulo.

Confira o vídeo do evento clicando aqui.

Na oportunidade, Mauricio explanou sobre a influência das tecnologias AI e blockchain no mercado “Blockchain tem a capacidadee potencial de revolucionar a internet da forma com que a gente conhece, e, não só a internet como as relações entre a sociedade, consumidores com empresas, empresas com empresas, consumidores com máquinas e, mais interessante do que isso, máquinas com máquinas’’. Ao abordar a relevância das mesmas, sugere que se trate da questão atualização tecnologica como mote da internacionalização das empresas. Mauricio apresenta o ecossistema americano, no qual, atua há mais de 20 anos, que envolve relacionamento contruído com os diversos players, as universidades e os laboratórios, governo, bancos. Destaca que o objetivo do HUB55, como plataforma de internacionalização, é que “as empresas se instalem nesse ecossistema americano por, no mínimo 6 meses, para poder absorver ele, interagir com os players e trazer para seus produtos uma inovação, uma atualização tecnológica, por exemplo, baseada em blockchain e inteligência artificial’’  Para tanto, existem diversas estratégias, que são avaliadas para identificar as mais adequadas para cada negócio e as oportunidades colaboração para o empresário brasileiro são:

 

  • Formas de Colaboração para o empresário brasileiro
  • Internship para alunos envolvidos em pesquisas avançadas
  • Contratação de profissionais de ponta
  • Pesquisa em conjunto com universidades
  • Prestação de serviços para empresas

 

Fazer uma imersão no ecossistema americano, um test drive no mercado americano para desenvolver produto a partir das oportunidades e relacionamentos desse ambiente, para torna-los mais competitivos em qualquer cenário. Essa receita, aliada às parcerias adequadas e inovação, pode garantir não apenas o sucesso no mercado externo, mas também a sobrevivência no ambiente local.  Essa é a proposta do programa Innovation Boost do HUB55, que atua para desenvolver uma estratégia de internacionalização, traçando os caminhos e tendo suporte necessário para facilitar esse processo.  Mauricio reforça ainda a relevância da internacionalização, “as empresas brasileiras são desafiadas a ser competitivas diariamente, mesmo com impostos altos e complexos, regras nem sempre claras, cultura de negócios baseada no ‘jeitinho’ e economia altamente volátil. Os negócios no exterior são também um grande desafio, porém, com retorno diversificado, principalmente com o uso de modernas tecnologias”, diz o executivo, que é mestre em Management of Technology pelo renomado Massachusetts Institute of Tecnology – MIT.

 

Mauricio Costa está à disposição para falar sobre a internacionalização das empresas e como as tecnologias, tais como a Inteligência Artificial e o Blockchain, podem otimizar esse processo.

 

Conheça mais sobre as oportunidades oferecidas pelo Hub55 agendando uma conversa conosco!