Blog HUB55

Brasil: um polo de inovação e desenvolvimento

Que o desenvolvimento econômico de um país está intimamente ligado à inovação, ao investimento em novas tecnologias e a iniciativas empreendedoras, todo mundo já sabe, mas como o Brasil está lidando com isso é um ponto que pode ser melhor debatido sempre.

Toda vez que levamos em conta a criatividade do empreendedor brasileiro, percebemos que temos aí um diferencial importante em comparação com outros países. E a isso, se soma ainda a biodiversidade e a etnodiversidade do nosso meio ambiente e da nossa cultura. Fatores esses que também são relevantes para o sucesso de um ecossistemas de inovação e de negócios.

Isso tudo faz com que o Brasil tenha um cenário empreendedor interessante e com potencial para assumir uma posição de destaque no mundo da inovação. Porém, é necessário continuar investindo cada vez mais para melhorar a participação no universo dos negócios. A prova de que temos muito a melhorar, é o fato de ocuparmos apenas a posição de 69º no ranking do índice global de inovação e também pelo fato de que só 0,03% dos 10 milhões de patentes espalhadas pelo mundo são brasileiras.

Para mudar essa imagem, algumas regiões do país tem investido suas forças em espaços que propiciem o desenvolvimento e o crescimento de pólos de inovação, contribuindo com novas tecnologias, agregando valor a novos produtos e estimulando o crescimento de oportunidades e o desenvolvimento de novos negócios.

Alguns dos principais centros tecnológicos estão espalhados estrategicamente pelo país, tudo para auxiliar o empreendedor e suas empresas no processo de desenvolvimento do mercado da inovação local. Entre os principais centros estão o Porto Digital (Recife), a TecnoPuc (Porto Alegre), San Pedro Valley (Belo Horizonte), a Capital da Inovação (Florianópolis), o Vale da Eletrônica (Santa Rita do Sapucaí), a Fundação UNICAMP (Campinas), o ITA (São José dos Campos) e o Parque Tecnológico (São José dos Campos).

Adriane Ferreira, responsável na gestão de projetos e de parcerias estratégicas do HUB55 em São José dos Campos, valoriza e mostra a importância desse desenvolvimento: Pela nossa proximidade dos polos de inovação, como é o caso do Parque tecnológico de SJC, além de outros que o HUB55 trabalha em parceria, temos a oportunidade de trazer para a plataforma o compartilhamento de informações e ideias, constantes debates e novos projetos para desenvolvermos em conjunto.” E nós do HUB55, instalados no Parque tecnológico de São José dos Campos, fazemos parte desse movimento que visa estimular o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento da economia do Brasil, dando suporte completo para empresários e empresas que tenham como objetivo expandir os seus negócios e buscar o mercado internacional.