Blog HUB55

Câmbio Volátil: entenda como isso pode incentivar a internacionalização do seu negócio.

Sim, empreendedor, a alta volatilidade do câmbio deve incentivar, e não inibir, a Internacionalização da sua empresa.

Os tempos do câmbio controlado no Brasil já se passaram. Ainda que o Banco Central do Brasil hoje disponha de mecanismos e reservas para atenuar as fortes flutuações em tempos de crise, nem de longe vivemos um cenário ultrapassado, onde o próprio governo costumava ditar o preço do dólar.

Temos no entanto que nos lembrar de que, a despeito de BRICs e outras siglas que tentam de alguma forma nos destacar na economia mundial, ainda somos uma economia emergente, com toda a carga negativa que o termo traz. E de fato, isso significa um longo caminho à frente, cheio de incertezas, flutuações incomuns para economias maduras e consequente desconfiança por parte de investidores internacionais. Como resultado, mais volatilidade cambial.

Já o empresário que hesita em fazer investimentos internacionais por causa do câmbio desfavorável, erra, e feio, o alvo. Se o forte aumento da taxa de câmbio em meados de 2018 assusta e inibe gastos no exterior, ao mesmo tempo escancara o perigo macroeconômico de minguar o mercado nacional para seus produtos. Esse perigo deveria justamente levá-lo a buscar novos mercados fora do país, uma melhor tecnologia para seus produtos e maior competitividade para sua empresa.

Nossa proposta de internacionalização adapta-se a empresas em qualquer estágio de maturidade e não requer preparo ou estudos detalhados. Nós provemos o básico, desde a escolha do ponto geográfico ideal no exterior até a estratégia adequada de abordagem do novo Mercado. Fornecemos endereço com toda a infraestrutura de comunicações e serviços, networking com empresas, associações, governo e academia, liberando o empresário de toda preocupação burocrática, podendo focar no que realmente interessa: conquistar novas receitas, e agora em dólar.

Esses são os benefícios mais básicos de uma ação de internacionalização promovido pela HUB55. Pode-se contar que, ao expor seus produtos ao competitivo mercado externo e incorporar melhorias tecnológicas disponíveis a quem se estabelece lá fora,  sua empresa vai conseguir desenvolver uma oferta mais madura, mais avançada e apta a se diferenciar no próprio mercado nacional. E quem sabe tornar-se até líder do seu setor dentro do Brasil.

Mas se ainda lhe faltam incentivos para lançar seu negócio no exterior, preste bem atenção para o futuro próximo:  quem sabe o que será o Brasil de 2019, com os atuais candidatos à presidência, com um déficit anual em torno de 150 bilhões de reais, com desafios quase intransponíveis como a Previdência, a complexa estrutura tributária, uma máquina pública agigantada e ineficiente? Bom, resta alguma dúvida que isso tudo aumenta a volatilidade do câmbio? Ou se esses são motivos suficientes para se buscar outros caminhos para o seu negócio?

Pense nisso, pois é o que  que acreditamos. Internacionalizar é uma solução viável e inteligente para qualquer negócio. E essa nossa crença vem justamente da nossa experiência no assunto e no conhecimento do mercado internacional. A HUB55 é uma plataforma que trabalha na otimização dos processos e das soluções para o seu negócio entrar em outros mercados, com outras realidades econômicas e com diferentes públicos, proporcionando todo suporte que você possa precisar, tanto de conhecimento quanto de estrutura. Tudo para o seu negócio ter cada vez mais sucesso, no Brasil e no Mundo.