Blog HUB55

Como Criar uma Cultura Global?

Na rotina competitiva enfrentada pelas empresas, acaba sobrando pouco tempo para o empresário planejar os próximos passos e agir estrategicamente. E esse tempo é fundamental para a expansão do negócio, seja olhando para novos mercados, inovando no produto, otimizando a produção e até na gestão. O tempo realmente é escasso e precisa ser muito bem aproveitado. E uma das coisas que acontece muito no dia a dia do gestor é participar de eventos sobre inovação ou transformação digital, mas não ter tempo hábil para aplicar e debater os assuntos tratados na própria empresa.

E um dos nossos papéis é de relembrar e chamar a atenção para os aspectos que fazem a diferença em mercados que evoluem e se movimentam rapidamente. Pegando o empresário pela mão, o HUB55 mostra a direção dos primeiros passos no caminho de como estabelecer um escritório no exterior, para finalmente começar a explorar novos mercados, centros de tecnologia avançados, empresas concorrentes e associações. E dessa forma, estabelecer parcerias e acordos de colaboração que irão contribuir para o desenvolvimento do negócio.

Mas nessa empreitada, a participação efetiva do principal gestor é fundamental. Por isso, aconselhamos o empresário a se preparar para essa ação, de forma que esteja livre das burocracias e afazeres diários da empresa, designando tarefas a gerentes que poderão suprir a ausência no momento em que as viagens ao exterior ficarão mais recorrentes.

Outra ação de preparação importante para a internacionalização é entender como os competidores internacionais posicionam os produtos similares aos seus, de modo a comparar funcionalidades, tecnologias e características que podem exigir um trabalho de evolução do produto. Essa análise das diferenças acaba por preparar e mostrar ao empresário a necessidade de buscar um colaboração no exterior, e ainda contribuir para a melhora dos seus produtos para o mercado de interesse.

Por último, e não menos relevante, mostramos como é essencial para o empresário se preparar também nos aspectos mais básicos, como melhorar sua capacidade de comunicação com a língua estrangeira, se inteirar da cultura de negócios do país, conhecer os mercados geográficos e os limites de atuação dos players no exterior. Nosso trabalho é ajudar ao empresário e o seu negócio à se preparar, submetendo a uma análise estruturada de cada ponto relevante, com o objetivo de cobrir o máximo das necessidades de preparação e assim garantir o sucesso da entrada nos mercados estrangeiros.

Mas para que essa criação da cultura global seja possível dentro de qualquer negócio, é fundamental o convencimento do empresário da necessidade de se internacionalizar, seja nos mercados, na tecnologia dos seus produtos ou até na inovação dos métodos de gestão. Além de reconhecer a ameaça constante da competição acirrada em qualquer mercado, inclusive por parte das novas empresas e das startups. Feito isso, o trabalho de internacionalização e da criação da cultura global tem tudo para atingir os resultados desejados.

 

Por Maurício Costa – Diretor de atualização tecnológica do HUB55