Blog HUB55

Como impulsionar o marketing B2B internacional

Como impulsionar o marketing B2B internacional

Graças aos grandes avanços na tecnologia, nós vivemos em uma economia global na qual as empresas podem competir em mercados que jamais eram imaginados há algumas décadas atrás. No caso dos negócios B2B (Business to Business), a globalização criou inúmeras oportunidades de mercado. Entretanto, explorar os recursos disponíveis nem sempre é algo fácil, ainda mais no caso de empresas que já estão sobrecarregadas com o trabalho de marketing em seus países de origem. Por conta disso, o marketing internacional pode parecer um desafio assustador para os empresários.

Confira a seguir algumas atitudes que podem aumentar as suas chances de sucesso no marketing B2B internacional:

Localização é mais do que tradução

Independente se você está preparando material para uma campanha publicitária ou desenvolvendo conteúdo para um blog, é importante que você entenda que um bom trabalho de marketing exige localização – e essa localização não significa tradução. O conhecimento da cultura local é crucial para o sucesso do negócio.

Conhecimento profundo do mercado

A forma como você realiza negócios internacionais pode ser diferente da forma como você atua no seu país de origem. Em resumo, as oportunidades dos seus produtos ou serviços podem ser diferentes no exterior, o que exige uma estratégia de mercado totalmente reestruturada. E isso possui um impacto significativo na sua abordagem de marketing.

Sendo assim, é fundamental que você entenda o mercado para que seus esforços de marketing sejam produtivos. Não faça suposições sobre necessidades e pontos negativos. Converse com especialistas para validar suas suposições sobre a natureza do mercado e seu estado de desenvolvimento.

Presença local

Apesar de a presença local nem sempre ser necessária para construir um negócio B2B de sucesso no mercado internacional, em alguns casos, isso é um fator decisivo. Seja qual for a sua estratégia de internacionalização – contar com uma subsidiária local ou ter um relacionamento com um parceiro local -, a demonstração de investimento no país pode aumentar significativamente sua credibilidade, o que auxilia na captação de clientes em potencial.

Reavaliação do mix de marketing

Você não pode presumir que os canais de comunicação nos quais sua empresa se concentra atualmente são os canais que ela deve se concentrar em outros mercados. Os hábitos dos consumidores podem ser bem diferentes nos países que você deseja começar a operar. Sendo assim, torna-se necessário criar um planejamento de marketing adequado para os mercados em questão.

Criação de parcerias antes do lançamento de campanhas

Pode ser extremamente difícil ingressar em mercados estrangeiros. Em muitos casos, o que vale não é o que você sabe, mas sim quem você conhece. É necessário construir relacionamento com clientes e parceiros em potencial antes de ingressar e começar efetivamente as operações comerciais. Dependendo da área de atuação, as visitas antecipadas no país para construir um bom networking são um pré-requisito para o sucesso em se tratando de internacionalização de empresas.

Consultoria especializada

Investir em uma consultoria especializada no marketing B2B internacional pode ser a ponte que liga o seu negócio ao sucesso a nível global. Especialistas no mercado estrangeiro podem agilizar processos mais burocráticos de internacionalização, reduzir custos operacionais, criar estratégias coerentes de atuação, apresentar informações úteis sobre o mercado-alvo, construir relacionamentos com parceiros estratégicos, dentre outros aspectos importantes para a expansão do seu negócio.

Consultoria internacionalização de empresas - Hub55

Se você tem interesse em internacionalizar sua empresa, nós do Hub55 podemos ajudá-lo! O Hub55 é uma plataforma de internacionalização de empresas no Brasil, Estados Unidos e Europa que já possui diversos cases de sucesso. Para mais informações sobre o nosso trabalho, visite o site e agende uma entrevista com a nossa equipe de especialistas.