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Os erros mais comuns na internacionalização de empresas

Erros mais comuns na internacionalização de empresas

É cada vez mais evidente o interesse de empresas em atuar no mercado internacional para agregar mais valor e reconhecimento em seus negócios. Entretanto, uma parcela significativa de empresas dos mais diversos setores cometem os mesmos erros durante a internacionalização. Esses erros podem tornar o processo caro e trazer resultados que não correspondem às expectativas. Se você está pensando em expandir o seu negócio, confira alguns pontos básicos que você deve ficar atento:

1) O produto não se vende sozinho

Você não pode depender somente da capacidade do produto para gerar vendas. O produto sozinho não é o suficiente. Tenha em mente que um produto de qualidade é apenas o cumprimento de uma promessa. As vendas criam confiança e o marketing desperta o interesse. O produto em si é uma parte essencial do sucesso de uma empresa, mas não é a mais importante. As coisas mais importantes são os clientes e a percepção dos clientes em relação ao produto, como também a confiança na empresa.

2) Os mercados não são todos iguais

Uma empresa pode oferecer o mesmo produto ou serviço para diferentes mercados, mas o ambiente de negócios muda de um mercado para outro. Isso obriga que você seja flexível conforme a cadeia de valor de cada mercado. Você deve fazer um extenso estudo de mercado para tomar as melhores decisões estratégicas no novo local de atuação. Além disso, é necessário adquirir informações sobre a cultura empresarial e se familiarizar com os hábitos dos consumidores da região.

3) Invista fortemente em networking

Sempre participe do maior número possível de feiras, exposições e seminários internacionais relacionados à sua área de atuação. Esses eventos oferecem oportunidades de fazer networking com potenciais parceiros e clientes, como também exibir seus produtos ou serviços. Além disso, a participação ativa em eventos possibilita que você conheça novas tendências e novidades que podem ser decisivas para o avanço do seu negócio.

Networking na internacionalização de empresas

4) Adapte a comunicação e marketing

Crie campanhas de marketing que aproximem sua empresa do novo país de atuação. Ao ingressar em outro mercado, você deve elaborar materiais traduzidos e que respeitem as exigências e a cultura desses consumidores.

5) Procure apoio especializado

Nem sempre vale a pena fazer as coisas por conta própria. Por acreditarem que muito dinheiro será economizado, várias empresas ainda tentam fazer o máximo de coisas possíveis sozinhas. Consequentemente, elas ficam sobrecarregadas de atividades e não possuem conhecimentos suficientes para reduzir riscos e realizar uma gestão eficaz dos negócios.

O apoio de uma consultoria especializada pode agilizar processos, gerar novas oportunidades e reduzir custos operacionais. Isso proporcionará uma economia de dinheiro em médio/longo prazo para a sua empresa. Por isso, invista nesse tipo de suporte para criar estratégias coerentes de atuação e entender o mercado-alvo, concorrência, regulamentações, leis federais, cultura local, entre outros aspectos fundamentais para o processo de internacionalização.

Consultoria - Internacionalização de empresas

Por fim, a internacionalização nada mais é do que o desenvolvimento de novos negócios da empresa. O mercado externo possui uma concorrência acirrada e não há espaço para amadorismo. Neste cenário, o estudo, a preparação e o foco são métodos eficazes de sobrevivência da sua empresa a nível global.

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