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Forum Mudanças na Política Comercial Internacional do Brasil frente aos Recentes Acordos Internacionais

Na segunda-feira, dia 4 de novembro, a ABIMO em conjunto com o HUB55 promoveu o fórum de discussão sobre as mudanças na política comercial internacional do Brasil com os recentes acordos internacionais em negociação e o que representam em termos de oportunidades de internacionalização.

A apresentação foi feita pela diretora do HUB55 Brasil Alexandra Gioso, especialista em Relações Internacionais, Governamentais e Comércio Internacional. Alexandra também é Diretora de Relações Exteriores da FIESP / CIESP, com larga vivência no assunto, está acompanhando os desdobramentos das negociações relativas aos Acordos de Livre Comércio assinados pelo Mercosul e União Européia, EFTA e demais negociações que o governo brasileiro discute no âmbito da relações internacionais.  Assim, ela pôde esclarecer as dúvidas dos empresários brasileiros presentes a respeito das mudanças que vêm por aí nessa área, seus benefícios e ameaças ao negócio de cada um. 

Como é um assunto de extremo interesse, gerou-se uma discussão acalorada sobre a solução dos problemas que acometem o empresário nacional, que vê seu negócio ameaçado pela redução de taxas de importação de produtos concorrentes. Marcelo Cunha da BAUMER, por exemplo, pontuou que há tópicos em discussão com o governo brasileiro sobre vantagens aparentemente indevidas que já existem para o produto importado que é vendido ao sistema publico de saúde brasileiro e como isso poderia se agravar.

Pedro Turelli, da ABF, lembrou que há polêmica na isenção de impostos sobre insumos usados na fabricação de seus produtos, no caso alumínio especial para chapas radiológicas. Mas foi positivo ao conclamar o empresário a brigar por equanimidade usando os canais descritos por Alexandra, parte recorrente do seu trabalho junto ao governo. A conversa contou ainda com as valiosas intervenções de Paulo Fournigerakis da Instramed e Marcelo Albuquerque da KG Sorensen, de resto animados com as novidades no front do comércio exterior brasileiro.

Larissa, Rafael e Caliandra, da ABIMO, foram instrumentais em organizar o evento, convidar os associados e receber a todos de forma a promover um debate sério sobre questões que afetam o presente e o futuro dos seus negócios.