Blog HUB55

Globalização econômica: o que faz um país ser economicamente saudável?

Temos apresentado os Estados Unidos como um bom destino para expandir os negócios de empresas brasileiras que estão em busca das inúmeras vantagens embutidas na internacionalização. Comparativamente à vida empresarial no Brasil, essas vantagens se apresentam em todos os níveis, tanto do país, como dos estados e do município onde a empresa se instalará.

Os Estados Unidos possuem uma economia aproximadamente dez vezes maior do que a brasileira (em PIB). Se considerarmos o mercado consumidor e a população ativa, essa diferença aumenta ainda mais, pois o país norte-americano acomoda um número de consumidores maior, o que potencializa sua economia. Este é um mercado fantástico pelo seu tamanho e pela diversidade de negócios, setores e empresas.

Os estados, com seus municípios, funcionam como comunidades de negócios locais, integradas pela ação dos governos e de associações comerciais, industriais e de serviços. Essa relação cria um ambiente colaborativo e estimulante para ajudar empresas entrantes em conseguir mão de obra especializada, tecnologia, investimentos, inclusive, clientes e fornecedores. Uma cultura que mostra uma maturidade empresarial, representada por esse espírito de colaboração, e que faz desse ambiente algo muito diferente do que acontece no Brasil.

Uma das grandes diferenças para as empresas brasileiras que se estabelecem nos EUA, está ligada aos índices de conexão global de ambas as economias. Enquanto o Brasil possui um desequilíbrio entre importações e exportações, o mercado interno americano se mostra muito mais saudável. Grande parte dos fluxos de negócios nos Estados Unidos são domésticos, o que mostra a potência de consumo interno do país. Já os fluxos internacionais, evidenciam o equilíbrio da maior potência econômica do mundo, se distribuindo por praticamente todo o globo.

Esta comparação mostra a diferença enorme que existe entre as relações econômicas e comerciais praticadas no Brasil, com as práticas adotadas e comprovadamente bem sucedidas nos Estados unidos. O que evidencia que, para as empresas que querem se estabelecer no exterior, a cultura de negócios americana supera todos os desafios e possíveis dificuldades do processo de internacionalização.

O HUB55 é um facilitador e intermediador do processo de internacionalização. Com o nosso suporte, estrutura, equipe e parceiros locais, empresas e empresários brasileiros ganham aliados importantes para encarar o desafio de entrar em um novo mercado de forma segura, efetiva e acelerada. Além disso, contam também com experiência, networking e conhecimento de mercado suficiente para auxiliar seus negócios a desbravarem uma economia tão competitiva como a norte-americana. Agende uma reunião e saiba o que fazer para expandir seus serviços e produtos para os Estados Unidos!

Maurício Costa
Diretor de Atualização Tecnológica do HUB55