Blog HUB55

Há 2 anos sendo a conexão entre novos negócios e grandes conquistas

2 anos de Hub55 e muitas conquistas para comemorar.

Há 2 anos identificamos uma oportunidade. Após anos representando o Estado americano de Connecticut na Nova Inglaterra, percebemos que para muitos brasileiros os EUA era a Flórida. E por quê? Muitas vezes pelo simples fato de executivos e donos de empresas brasileiras terem sempre um amigo ou parente na região.

Essa foi sempre uma barreira muito forte pra nós e também nosso maior desafio como representantes de Connecticut.

Dezenas de pesquisas de mercado provavam que a Flórida não era o melhor destino, mas na prática era pra lá que as empresas iam.

Não havia outra explicação senão o networking “aconchegante” e, sem dúvida para muitos, o clima.

O clima não podíamos mudar, mas,  e se conseguíssemos construir numa das regiões mais ricas dos EUA algo que preenchesse esse “vazio” que afastava as empresas da decisão de investir por ali?

E o que seria esse algo? Apesar de ser uma defensora até hoje do homework, estava claro pra mim que quando nos aventuramos no novo, seja o país, a língua ou a cultura, um espaço físico, nosso, blindado, faria toda a diferença.

E então nós compramos o desafio de criar uma solução para acelerar a internacionalização, com baixo custo e, ao mesmo tempo, fazendo nossa família de brasileiros se sentir em casa. Foi assim que surgiu o Hub55: home of brazilian business in the USA.

Os empresários preparados para desbravar o mercado americano além Flórida não fariam isso sentados num coworking qualquer, sem conhecer ninguém, sem networking de alto nível, sem um apoio customizado. Teriam agora uma grande e aconchegante casa, toda nossa, no coração de um centro bem americano, de onde a 500 milhas acessamos 1/3 do PIB americano e 2/3 do Canada.

E ainda, no coração da universidade de Yale, que logo se tornaria nosso membro assim como a USP consolidando nossa visão de que o Hub55 deveria ser capaz de juntar os diferentes setores da sociedade desde universidades, associações, governo e setor privado, com a missão final de gerar desenvolvimento econômico tanto em Connecticut quanto para o Brasil. E para isso contávamos com uma vasta rede de parceiros desde Ministério da Ciência e Tecnologia, o Consulado, associações relacionadas às indústrias aeroespacial, saúde e TIC, etc.

Mas não era só isso que queríamos ser.

Sempre esteve no nosso “sangue” como Paseli Consulting (holding que investiu no projeto Hub55) desenvolver negócios, então queríamos oferecer uma solução completa, que permitisse isso.  E conseguimos estruturar nossa plataforma de internacionalização a partir de um tripé básico, baseado em nossos muitos anos de experiência em internacionalização, que acoplado com uma imersão mínima de 6 meses, seria nossa fórmula para o sucesso. Baseamos nosso processo em  RESOURCES (todos recursos que oferecemos, como, escritório com academia, Starbucks, sala de reuniões, apoio da equipe local e internacional e toda estrutura) ,  KNOWLEDGE e NETWORKING, construídos ao longo destes anos de mercado.

Estávamos tão certos que o conceito logo foi replicado na Europa e no próprio Brasil com a inauguração dos Hub55 Holanda e São José dos Campos. Foi aí que mudamos nossa cara, e nos tornamos Hub55: your way in.

 

Nesse mês estamos fazendo aniversário. E agora com 2 anos no mercado, posso dizer que temos a maturidade para sermos esse Hub55 que imaginávamos, esse que conecta, conhece e também coloca a mão na massa e ajuda nossos membros e amigos a tirar projetos de internacionalização do papel. Seja através de um novo acordo, uma nova parceria, vendas, levantamento de investimento, etc.

E uma certeza nós temos. O Hub55 é a melhor porta de entrada para a internacionalização, your way in.

 

Pamela Ariane da Silva – Sócia e fundadora do HUB55
Com formação em relações internacionais, pós-graduação em negócios e mestrado em gestão pela Yale University, Pamela tem 20 anos de experiência de vendas, sempre na área de tecnologia da informação. Tem longa vivência em negociação e em coordenação das áreas jurídica, de contratação, financeira, recursos humanos e áreas técnicas.
https://www.linkedin.com/in/pamelariane/