Blog HUB55

HUB55 e a economia da colaboração

Confira abaixo o texto da Alexandra Gioso,  Project Leader & Comex do HUB55 de São José dos Campos sobre a economia da colaboração.

Vivemos hoje um novo nível da economia mundial. Um formato inovador, com as empresas caminhando para um futuro muito positivo de crescimento mútuo e de troca de informações para conseguirem atingir seus objetivos. Deixando para trás a grande competitividade dos últimos anos, damos um passo importante rumo à colaboração, processo que vem de encontro ao que temos feito no Brasil. Principalmente quando falamos, por exemplo, de entidades e empresas que têm buscado o desenvolvimento em conjunto, a capacitação por meio do networking, conhecimento, troca de experiências, etc.

O HUB55 foi criado justamente dentro desse contexto, da ideia de se abrir novos mercados a partir de conhecimentos do time interno e das empresas participantes, seja no que se refere à área de negócio ou mesmo às características locais de onde estão instaladas. O HUB55 fomenta a internacionalização através de programas de negócios customizados, criados de acordo com a vocação e as características de cada empresa. Dessa forma, é possível diminuir riscos, ganhar tempo e desenvolver novos mercados internacionais.

Num momento em que o Brasil ainda se recupera dos últimos anos, iniciativas como o programa DIVE, são muito bem-vindas, pois criamos condições para que as startups busquem nos mercados inovadores, como o do EUA, as mais novas formas de gestão, prospecção, vendas, produção, entre outros. Também estamos trabalhando com missões mundo afora, representando as empresas brasileiras no exterior, além de receber empresas internacionais, atrair investimentos e novas parcerias. Um exemplo é a missão americana, formada por integrantes do governo de Connecticut nos EUA, que receberemos em novembro para impulsionar mais negócios.

O HUB55 de São José dos Campos foi lançado há apenas quatro meses, mas é de se orgulhar tudo o que foi feito em tão pouco tempo. E não há limites quando pensamos que o futuro da colaboração está nas mãos de plataformas de crescimento bilateral como o HUB. Que venham os próximos desafios.

Autora: Alexandra Gioso,  Project Leader & Comex do HUB55 de São José dos Campos.