Blog HUB55

Internacionalização de pequenas e médias empresas

Internacionalização de pequenas e médias empresas

Embora o processo de internacionalização geralmente remeta aos grandes negócios realizados em escala global, as pequenas e médias empresas (PMEs) também podem ingressar no mercado internacional com sucesso mesmo quando há recursos limitados. Mas afinal, por que empresas desse porte também devem pensar nessa estratégia?

Em muitos casos, as PMEs são motivadas a realizar a internacionalização devido à possibilidade ou necessidade de aumentar as vendas, redução dos custos de produção ou fornecimento de mão de obra e declínio ou saturação do mercado interno. Além disso, a atuação dessas empresas no exterior também pode ser motivada pela oportunidade de crescimento e desenvolvimento em outros mercados, aquisição de novas tecnologias, faturamento em moeda estrangeira, diversidade de fornecedores, menor dependência de fatores sazonais e incentivos do governo local.

Empresas - Internacionalização Hub55

E como as pequenas e médias empresas podem expandir as barreiras geográficas com sucesso? Confira a seguir alguns dos aspectos que devem ser levados em consideração:

Adequação do produto ou serviço

É imprescindível definir as melhores estratégias para atrair clientes no exterior. Isso deve ser realizado através dos estudos da cultura local, receptividade da matéria-prima, legislação, comunicação, fornecedores, entre outros aspectos. Lembre-se que as estratégias comerciais utilizadas no país de origem podem não ter os mesmos efeitos em outros mercados.

A adequação às exigências legais, fiscais, sanitárias e técnicas do país em questão pode se tornar um grande desafio para os empreendedores, pois na maioria das vezes eles não possuem conhecimentos aprofundados sobre o assunto. Neste cenário, o apoio especializado em internacionalização é decisivo para a criação de um planejamento comercial bem estruturado.

Logística

Por existirem diversas categorias de transporte e armazenamento, o empresário deverá fazer estudos logísticos para analisar as melhores estratégias, tais como custos de exportação e características das embalagens dos produtos.

Networking

O networking fora do país de origem é de extrema importância para tornar o processo de internacionalização mais rápido no que se refere à exportação e importação de produtos ou serviços. A participação em feiras, exposições e seminários internacionais podem ajudá-lo a encontrar parceiros em potencial. Além disso, ter contatos estratégicos pode facilitar o início das atividades da sua empresa no novo mercado.

Networking - Internacionalização de pequenas e médias empresas

No caso da plataforma de internacionalização Hub55, as empresas associadas podem usufruir de amplo networking em associações e entidades governamentais no Brasil, Estados Unidos e Europa. Ademais, as empresas possuem suporte efetivo na elaboração do plano de negócios, nas questões administrativas, jurídicas e técnicas que envolvem o processo de internacionalização, como também acesso a escritório totalmente mobiliado.

Você está em busca de resultados expressivos e com baixo grau de risco no exterior? O Hub55 tem as melhores soluções para o desenvolvimento do seu negócio a nível global com base em três pilares: recursos, networking e conhecimento.

Para saber mais informações, responda nossa survey para agendar uma conversa com a nossa equipe.