Blog HUB55

Investir no Brasil: o que muda com a chegada de Bolsonaro?

Há uma injeção de ânimo já tradicional sempre que se estabelece um novo governo. Empresários, instituições, imprensa e população são então contagiadas por esse espírito de renovação.

No caso do Brasil, ferido por anos de forte recessão econômica e desemprego, é especialmente bem-vindo um novo governo que, espera-se, traga as reformas tão necessárias para virar o jogo. A eleição de Bolsonaro reflete um anseio do país por essas reformas. Comprometidas por governos inoperantes, corruptos e presos a acordos políticos paralisantes, as reformas requerem agora uma mudança radical de postura, visão e vontade política. Eleito sob promessas que focam exatamente esses pontos, o novo governo carrega consigo os anseios de uma sociedade cansada de fracassos econômicos e saturada de escândalos políticos. Independente de viés ideológico.

As primeiras notícias, em particular econômicas, já dão conta dessa mudança de ânimo. Empresários contratando e investindo num possível retorno de mercado aquecido, a bolsa batendo recordes de alta, investidores estrangeiros aportando capitais já são fato, e devem se intensificar na medida que as reformas sejam encaminhadas. Podemos esperar, senão uma recuperação plena da economia ou um ajuste radical do jogo político, uma evolução que tenha como mira uma configuração de país moderno e liberal governado com base em poderes comprometidos com esse modernismo.

Já será um enorme progresso. E se as reformas se efetivarem e uma nova estrutura de relações institucionais se estabelecer efetivamente, estaremos cumprindo uma promessa de mudança que nos colocará lado a lado com estados modernos e economia internacional integrada. É o que todos esperam.

Por Maurício Costa – Diretor de atualização tecnológica do HUB55