Blog HUB55

Que em 2019 possamos seguir ao lado dos visionários

A despeito da retomada da economia brasileira esperada para 2019, não temos dúvidas de que diversificar investimentos, seja produzindo, inovando ou vendendo no exterior, é um caminho sem volta para as empresas brasileiras. Da mesma forma, dentro deste novo cenário político, devemos assistir também a recuperação dos investimentos para o Brasil.

Em 2018, o Hub55 apoiou mais de 10 empresas para desenvolver negócios nos EUA, Europa e América Latina. E os desafios foram diversos. Coisas relativamente simples quando lidamos em nosso próprio país podem ser extremamente complicadas em outros países, assim como coisas complicadas em nosso lugar de origem podem ser relativamente simples em outros países.

Tudo começa com a busca de “entender o mercado”, e para isso empresários muitas vezes pagam fortunas por estudos que visam ajudar a superar esse primeiro desafio. No entanto, gosto de comentar a história do tio do personagem principal do romance Crônica do Pássaro de Corda, de Haruki Murakami, que é um bem sucedido empresário e que, sempre antes de abrir uma nova loja ou filial, passava semanas observando a rua, o movimento, o público. Li esse livro poucos meses depois de inaugurarmos o primeiro Hub55 em 2017, em Connecticut, nos EUA, e me surpreendi com a descrição do autor para o que acredito ser a melhor metodologia de expansão. Ou seja, o próprio dono viver o mercado, de forma intensa, o que nós do Hub55 chamamos de imersão.

Claro que quando se trata de um investimento em um país estrangeiro, temos que considerar barreiras como legislação local, idioma, cultura, dentre outras. E é aí que nós do Hub55 fazemos a diferença. Com atendimento com perfil brasileiro, em português e em três diferentes países, nos orgulhamos de tirar dúvidas com o menor tempo de resposta possível e por ajudar a antecipar problemas, sempre buscando acelerar o desenvolvimento e reduzir custos para nossos membros. E isso só foi possível com a colaboração dos nossos parceiros e membros que nos permitem colocar em prática o próprio conceito de Hub55, de conector, de concentrador e disseminador de conhecimento.  

A imersão de um alto executivo, com apoio do Hub55 tem sido a nossa fórmula de sucesso para projetos de internacionalização, não só para as questões mencionadas acima, mas também para network de alto nível em todas as esferas necessárias para desenvolvimento de negócios, inclusive governos, associações, universidades, potenciais clientes e fornecedores; além de todo suporte para a estruturação do conhecimento, inclusive com ajuda na adaptação de modelo de negócio às necessidades locais, adaptação de material marketing, criação de estratégias de entrada, plano de marketing e plano de negócios.

Seja com o objetivo de soft landing, para empresários que já possuem um nível de maturidade maior, seja com o objetivo de testar o mercado para os empresários que possuem a visão porém ainda não tem exposição ao mercado internacional ou com o objetivo de já nascer global, no caso das startups, nós do Hub55 estaremos prontos. E para continuar fazendo tudo isso acontecer, desejamos que em 2019 possamos estar ao lado dos visionários, dos que sabem que a vivência fora do Brasil modifica, melhora a gestão, o desenvolvimento tecnológico e a capacidade de inovar e sair na frente. E desejamos que o Hub55 seja “your way in” para o mundo.  

 

Pâmela Ariane da Silva – Executive Director Hub55