Blog HUB55

Um pacto para tornar Porto Alegre um sinônimo de inovação.

Quando o assunto é inovação e empreendedorismo no Brasil, Porto Alegre está entre as principais cidades da lista. A capital gaúcha possui um ecossistema em evolução, ideal para quem busca novas oportunidades para desenvolver seu negócio. Mas ainda assim, com um espaço favorável para os negócios, transformar essa cidade em referência no mundo empresarial exige um planejamento de médio e longo prazo, e também do envolvimento de todos os setores. Foi pensando nisso e com esse propósito que três das principais universidades de Porto Alegre – UFRGS, PUCRS e Unisinos – se uniram, e agora estão dando um novo passo, liderando um projeto que irá unir diversas empresas e gerar milhares de oportunidades.

Se trata do Pacto Alegre, uma parceria que já conta com a participação inicial de 75 entidades da Capital Gaúcha, dos setores público e privado, e que deverão se engajar em projetos que tragam benefícios para a cidade, estimulando o conhecimento, o acesso a tecnologia, incentivando o lançamento de novas startups e das mais diversas iniciativas. A proposta visa criar um ambiente favorável a novos investimentos e ao desenvolvimento de talentos da cidade e da região metropolitana.

Além do Pacto, Porto Alegre também está prestes a contar com um novo espaço para receber startups, estudantes, instituições de ensino e os setores de inovação e tecnologia de grandes empresas. É o Instituto de Inovação, um complexo de geração de negócios dentro do DC Navegantes e que irá ajudar a desenvolver as mudanças, as tecnologias e o empreendedorismo local. O Instituto inclusive já está reunindo doações e investimentos para a iniciar as obras de reforma do prédio, e dar à Porto Alegre mais um empreendimento que irá beneficiar a todos.