Blog HUB55

Vantagens e desvantagens de conduzir seu negócio de um coworking

Uma ideia muito difundida nos Estados Unidos que rapidamente se espalha pelo mundo é o conceito de Coworking Space. Podemos definir o termo coworking como um ambiente de trabalho partilhado por vários indivíduos ou empresas dos mais variados ramos de atividade. Claro que conseguimos observar que as pequenas empresas, startups e freelancers são as que mais preferem estes espaços em detrimento dos escritórios tradicionais ou mesmo trabalhar a partir de suas casas.

Trabalhar num ambiente de partilha de espaço tem muitos benefícios e vantagens, no entanto não é uma solução perfeita. Vejamos:

VANTAGENS

  1. Infraestrutura

Esses locais compartilhados são uma ótima opção para empreendimentos que estão em seu inicio e precisam reduzir custos com infraestrutura. Os benefícios centrais concedidos pela opção de coworking e normalmente estão incorporados nos valores mensais são energia elétrica, acesso à internet, material de escritório, impressora, limpeza, manutenção e até mesmo um número de telefone próprio da empresa e máquina de café! Os proprietários do espaço cuidam de todos esses detalhes e a empresa somente se preocupa em trabalhar.

Dá também pra manter um escritório tradicional dentro de espaços de coworking, utilizando a área comum (como recepção, banheiros, cafeteria, salas de reuniões), mas mantendo a equipe dentro de um espaço com a identidade da empresa.

  1. Flexibilidade

Cada empresa precisa descobrir a melhor forma de trabalhar com a sua equipe. Simplesmente algumas pessoas não conseguem trabalhar dentro de um escritório tradicional, mas também não conseguem ou não podem trabalhar em casa. Quando essas possibilidades não são ideias, o espaço de coworking pode ser a melhor saída.

Nesse espaço compartilhado as pessoas/empresas conseguem determinar horários das atividades, criar suas culturas empresariais, estipular prazos e melhorar hábitos para uma melhor produção de seus colaboradores. Os horários são sempre muito flexíveis e realizar reuniões, eventos, workshops e encontros podem ser mais simples do que se imagina.

  1. Motivação e Criatividade

Trabalhar em um local cheio de companhia é uma das principais vantagens de estar em um corworking space, pois, ainda que não tenha nada em comum com o que a sua empresa faz, as pessoas ao redor podem ajudar a mantê-lo focado e empenhado porque, quando as pessoas criativas se sentam sob o mesmo teto, forma-se uma aura de produtividade e criatividade. Precisa de um conselho? Quer uma opinião ou tirar uma dúvida? Sempre haverá alguém para te ajudar e motivar a continuar no seu projeto.

  1. Networking

Uma das principais vantagens de trabalhar em um espaço compartilhado é que este te permite um aumento enorme da sua rede de contatos, uma vez que você terá um contato maior com pessoas das mais diversas áreas e acesso a agenda de eventos. Conviver com outros profissionais pode ser de grande eficiência para adquirir conhecimentos, trocar ideias e criar parcerias.

 

DESVANTAGENS

  1. Privacidade sacrificada

Apesar de todas as vantagens apresentadas, sempre será complicado conseguir um momento de privacidade absoluto, pois, de qualquer modo, estamos falando em um ambiente comum de trabalho.

Muitos locais criam salas individuais, espaços para ligações e até mesmo espaços mais privados que conseguem melhorar a situação de falta de privacidade. Entretanto, muitos desses espaços utilizam vidro em vez de paredes para obter o máximo de luz natural possível.

  1. Concentração Comprometida

Trabalhar num local com pessoas diferentes é cheio de benefícios, como atividades de convivência, aniversários e diversas outras iniciativas que, muitas vezes podem ser motivo de distração e diminuição da produtividade da equipe. Pesando nisso, é sempre bom considerar trabalhar num espaço compartilhado se você e seus companheiros de empresa conseguem separar os momentos de interação e momentos de foco total. Caso isso não aconteça, talvez seja uma melhor opção escolher um local fechado para montar a sua empresa.

Conseguimos verificar que estar em um espaço de coworking será uma boa solução para a maioria das empresas que estão começando sua história já que os benefícios superam as desvantagens. Desta forma, temos a certeza que você já pode tomar a sua decisão e procurar, ou não, o espaço que se adequa melhor a si e ao seu trabalho.

 

 

Essa é a nossa experiência no Hub55, através do qual oferecemos aos nossos clientes espaços de trabalho compartilhado. Não somos a Regus não, nem a WeWork! Nossa plataforma de internacionalização, além de serviços e acesso a ampla rede de contatos oferece também espaço de trabalho. Porque entendemos que, especialmente para empresas em processo de internacionalização, não faz o menor sentido investir de cara em uma estrutura própria. Por isso contamos com todos os recursos que as empresas precisam nesse primeiro momento, desde salas de reunião, copa, cafeteria, internet super rápida e tudo isso em ambientes agradáveis de trabalho. No Hub55 em New Haven, por exemplo, contamos com escritório completo (clique aqui para mais fotos) e grande estrutura no prédio, com ótimo espaço para eventos, foto abaixo.