Blog HUB55

Yale e Ministério da Educação do Brasil trabalham para promover a cultura brasileira nos EUA

Representantes dos governos e acadêmicos se reuniram em Yale no final de novembro para debater conexões e os estudos da cultura brasileira nos EUA.

O Council on Latin America & Iberian Studies do Yale MacMillan Center e o Ministério da Educação do Brasil promoveram juntos, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, mais uma edição da conferência “Brazilian Studies in the United States: The Road Ahead”, para discutir as conexões e o futuro do estudo da cultura brasileira nos Estados Unidos. O evento reuniu, para uma intensa troca de ideias, autoridades governamentais e um grupo interdisciplinar de acadêmicos especializados no Brasil.

Na pauta estiveram debates sobre possíveis maneiras de mostrar aos alunos das universidades norte-americanas que o Brasil é interessante para se tornar foco de seus estudos. Entre as dificuldades para gerar essa demanda estão a questão da língua portuguesa e o pouco acesso a conteúdos. Para os especialistas, a solução passa pelo avanço no processo de digitalização de bibliotecas.

As recentes mudanças políticas, as expectativas para o novo governo do presidente eleito Jair Bolsonaro e as perspectivas do País para 2019 também foram destaques, em especial a discussão sobre as políticas voltadas à educação e pesquisa.

“A troca de conhecimento e a colaboração com universidades brasileiras e outros parceiros tem transformado a maneira que nós pensamos sobre conservação, desenvolvimento, discursos sobre pesquisa, treinamento e disseminação de resultados”, afirmou a professora de Wildlife Ecology and Conservations da Universidade da Flórida, Bette Loiselle.

O evento contou com a presença de representantes do Ministério da Educação do Brasil e do Cônsul Geral do Brasil em Hartford, Fernando de Mello Barreto, que falou sobre a felicidade em ver a cooperação internacional. “É uma honra poder participar de um evento em Yale em que diversos problemas do meu País são discutidos, perceber que o Brasil ainda continua relevante e verificar que as pessoas estão felizes em cooperar.”

A proposta do projeto Brazilian Studies: The Road Ahead é abranger a pesquisa e a troca de experiências em diversos campos científicos, incluindo Antropologia, Ecologia e Ciências do Meio Ambiente, Saúde Pública, Medicina, Direito, Ciência Política, Demografia, Planejamento Urbano. O último encontro ainda contou com o apoio da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-Rio).